WORKSHOP do SAMAIN

BodySoul Work: CURSOS do FEMININO e MASCULINO CONSCIENTES e SAGRADOS© Direitos reservados.  Edição presencial – Para mulheres e homens

Por  http://www.verafarialeal.com.pt  e equipa de sacerdotisas da Deusa

Dias 5 sábado (09H30-19H00) e 6 domingo (09H30-13H00) Novembro

Local: Almancil, Algarve- https://quinta-da-calma.com/ Um local maravilhoso na natureza, com excelentes refeições vegetarianas, confortável e muito acolhedor!

 

SAMAIN: O ESCURECIMENTO, A METAMORFOSE

f28e5ab3cfe2fc0553353134c342ad3f

O ano celta começa no dia 1 de Novembro no hemisfério norte – o Samain – quando a Cailleach, a anciã do inverno faz a sua descida para o SUB-MUNDO para incubar as sementes da nova vida que irá emergir no Imbolc -1 de Fevereiro, a Primavera celta. Vamos explorar os mitos da descida a esse infra-mundo – que simboliza o inconsciente, o profundo, a sombra. E aprender com eles as regras de “sobrevivência” nessas dimensões abissais e limiares da consciência.

A VIAGEM…

Caminhando com a Deusa através da Roda do Ano, chegámos ao Samhain, o início do ano no SAGRADO FEMININO, mas antigas sociedade matriarcais alinhadas com a vida da terra, a natureza. Esta estação é um portal particularmente potente e iniciático, com o foco na libertação do passado no desapego do que não nos serve, para renascermos mais conscientes e sábi@s. Vamos desenvolver as energias da Deusa anciã, a faceta que a Grande Mãe assume no Samhain. Vamos explorar histórias míticas desta estação, a energia da Deusa como manifestação psicológica – Cailleach, Keridween e Hécate representam o poder de libertar vícios, apegos, emoções, pensamentos e atitudes, todos transmutados no caldeirão da transformação. O Samhain celebra o fim do ano celta, quando os véus entre os mundos estão mais finos e os espíritos dos falecidos podem passar entre eles. Porque este tem sido um ano intenso de mudança e caos, vamos pedir às Deusas Anciãs para nos guiarem nas escolhas mais sabias para um futuro mais feliz.  Elas desafiam-nos a mudar chamando-nos a enfrentar as nossas sombras interiores, a libertar a nossas energias presas e tra3ce7c9067465af825a317eaa39dd6f92nsformá-las numa nova consciência.

Hécate ajuda-nos a aceitar as mudanças e transições, que nutrem a nossa vida. Apoia e orienta-nos no nosso caminho através da escuridão para a luz da clareza e objetividade de um novo futuro. Mostra o que está escondido no nosso inconsciente, desde medos limitadores a talentos negligenciados. A sua tocha brilha na escuridão dos nossos sonhos, nossas meditações e nossas imaginações para nos mostrar o caminho a seguir. Deixar para trás a turbulência emocional da experiência e entender o que ele tem para nos ensinar. A Visão sábia das Deusas anciãs, ajuda-nos a navegar através da grande incógnita que enfrentamos, para que possamos encontrar a fonte da Luz dentro e dá-la à luz no Solstício do Inverno/Yule.  

As técnicas…

Usando arte terapia, Soul Collage®,  rituais, movimento orgânico, vamos aprofundar-nos dentro do nosso corpo-contentor, para sentir e compreender como a energia se move dentro e entre nós neste momento da roda do Ano. Através de BodySoul Work, vamos preparar-nos para conhecer um “corpo de matéria” num pedaço de barro vermelho, entrando em contato com o “infra mundo” subconsciente através do toque do barro.

barro

Quando nos envolvemos com a natureza do barro, “algo” ou “novas sementes” podem espontaneamente assomar à superfície, desde o profundo das células do corpo. Estas começam a tomar forma no barro e podem surpreender-nos. A Cailleach anciã, é a guardiã das transformações neste tempo que é um portal de incubação na escuridão/sombra. Vamos conhecer melhor a natureza “daimonica” da nossa sombra, aprender a lidar com os nossos tabus, segredos e medos, e descobrir na mandorla – geometria sagada – o portal de síntese entre a não-dualidade, uma importante chave para os nossos conflitos, dualidades, indecisões. Bodysoul© Work, é uma forma de trabalhar com sonhos, movimento e imagens, que “descobre” no corpo, os caminhos que conduzem ao ponto onde a energia dos sonhos e imagens está guardada. Convida-nos a habitar a mandorla –o ponto de interseção entre sintoma e psique, onde a cura pode acontecer – quando apoiado, o corpo pode revelar o mistério das imagens que ele mesmo produz acordado ou a sonhar e abrir-se a novas possibilidades e completude.

VAMOS TER INVOCAÇÕES,grupoPRÁTICAS ENERGÉTICAS, INCORPORAÇÃO/EMBODIMENT DA DEUSA: vamos aprender a fazer SCRYING (LEITURA DE ELEMENTOS E PADRÕES NA NATUREZA; BASEADOS NA TRADIÇÃO DA MAGIA CELTA RECLAIMING (de Starhawk) e do Sagrado Feminino Celta (baseado em Kathy Jones).

Os RITUAIS…

A equipa de Sacerdotisas do Sagrado Feminino conduzirá um ritual iniciático de Samain, numa noite extraordinária, bela e alquímica – noite em que honramos os que já partiram, onde os véus entre os mundos estão mais finos. Vamos fazer e ritualizar a fogueira do Samain para saudarmos o advento da estação da sombra, que é realmente onde o Ano começa; vamos trabalhar terapeuticamente o barro, e através de outras técnicas e dinâmicas, de uma forma segura e profunda, re-conhecer, reclamar, e alquimizar integrando partes fundamentais de nós, que habitam as nossas “trevas” inconscientes. Para mim, é um dos retiros mais transformadores do ano, profundos e reveladores. Não vais querer perder!

 COMO SE INSCREVE– As vagas são limitadas e as inscrições são aceites por ordem de chegada.

PARA GARANTIR O SEU LUGAR NESTE RETIRO, SOLICITE FICHA DE INSCRIÇÃO A Luísa Barbosa – luisa.barbosa12@gmail.com 

Com amor,

Vera

Artigos relacionados: