É com imensa alegria e prazer que anuncio o Retiro residencial internacional das DANÇAS DA DEUSA TARA, pela primeira vez em Portugal de 26 a 28 Maio na Quinta da Calma, Algarve!

Uma experiência extraordinária enraizada na tradição tibetana do Sagrado Feminino, onde a Dança, os mantras e as mandalas dançadas são a mais bela expressão de oração/adoração ao Divino!

Num mês extraordinário para Portugal, com grandes personalidades espirituais a visitar-nos, teremos connosco a maravilhosa mestra Prema Dasara, que nos vai ensinar a DANÇAR as MANDALAS de TARA, poderosos rituais iniciáticos numa vibração mais consciente, amorosa, alegre, feliz. Prema vem do Hawai onde reside e integra pela 1ª vez, Portugal na sua tour mundial.

PARA MULHERES E HOMENS! Vagas limitadas neste Retiro internacional

Integrado no meu curso FEMININO E MASCULINO SAGRADOS E CONSCIENTES, apresento com amor esta oportunidade única de contatarmos com esta sabedoria milenar, através da alegria e do êxtase da dança ritualizada, dos mantras, mudras, ensinamentos e meditações com as maravilhosas Prema Dasara e Myri Dakini!


Prema foi convidada a apresentar as Danças a muitos dos mais consagrados Lamas, inclusive a Sua Santidade o Dalai Lama que proclamou a dança como “maravilhosa”. A dança de Tara é uma expressão dos mais elevados ideais humanos. Rejubilando-se na preciosidade do nosso potencial humano, ela convida a todos a reconhecer a sabedoria e a compaixão que dançam nos seus próprios corações.
Espero possa viver esta magia connosco!
Abraço carinhoso,
Vera
AS DANÇAS DE TARA – veja o fabuloso filme no youtube https://www.youtube.com/watch?v=5uRdPepeuws  
 
PROGRAMA DO RETIRO
 
Local – https://quinta-da-calma.com/
 
O Sagrado Feminino e as Qualidades Iluminadas
 
Dançar as nossas orações nos ajuda-nos a integrar todos os aspetos da nossa experiência de vida, numa jornada espiritual de despertar. Dançando na atmosfera do feminino iluminado usamos técnicas simples que nos dão presentes poderosos. Cada sessão deste Retiro de fim de semana, inicia-nos num método alegre de cultivar as ferramentas que precisamos para fazer o melhor da nossa aventura humana!
 
Sexta feira 26 inicio às 17H00 –  Os Mistérios Femininos com Ensinamentos e Dança –  apresentamos o método, despertando a mente, o corpo, orientando a nossa jornada humana no sentido da realização e luz. É essencial que cada um de nós neste mundo honre o divino feminino interior para trazer bênçãos e equilíbrio para nós e os outros.  
 
Sábado 27 –  Dançar Tara Branca, Deusa que outorga boa saúde e longa vida
Vamos explorar as qualidades da nossa natureza feminina desperta, desenvolvendo uma relação estreita com o nosso ser interior como a Deusa divina. Nós vamos explorar o poder do mantra e mudra combinado com o movimento consciente e a meditação. É uma das mais queridas danças rituais abordando os poderes elementais da pacificação, empoderamento, magnetismo, disciplina e ação. Estas práticas e meditações invocam o poder curativo da compaixão ilimitada de Tara Branca.    
 
Dança das Oito Oferendas preciosas – Para aumentar Riqueza, Saúde e Sabedoria – Uma celebração, uma oferenda festiva, reunindo as danças num método que nos leva passo a passo à experiência feliz do despertar. As oitos oferendas preciosas integram uma bela dança baseada no significado oculto do ritual das oferendas das tigelas encontradas em todos os altares tibetanos. Fazer oferendas é profundamente inspirador e cria mérito. Elas aumentam as nossas riquezas e sabedoria.
 
 
Domingo – Dança da Tara Dourada – Deusa da Riqueza e da Abundância:  vamos gerar abundância, aumentando a nossa sabedoria, riqueza, energia, compaixão e habilidade, invocando a Deusa Dourada da Plenitude, celebrando os dons das nossas vidas com Vashudara. Os rituais da Tara Dourada são um apelo antigo de experienciar o mundo como um reino de abundância e bênçãos. Esta dança cria uma conexão auspiciosa com esta preciosa apresentação da Grande Mãe e provê uma abundância de alegre exuberância.
 
Informações e inscrições com Luísa Barbosa: luisa.barbosa12@gmail.com
 
SOBRE AS COORDENADORAS DO RETIRO

Prema Dasara
Prema Dasara, americana que se criou entre Estados Unidos e Índia. Dançarina e professora de dança sagrada internacional, tendo sido treinada por muitos nos com mestres das danças sagradas da India, Nepal, Tibet e Balí. Seu esforço tem sido oferecer as coisas de forma coloquial, de forma a tornar esses ensinamentos acessíveis a todos. “Devo Ter saído do útero de minha mãe dançando”, afirma Prema Dasara, que iniciou seu aprendizado formal de dança aos três anos de idade. Logo cedo abandonou as formalidades para dançar de maneira auto-didata, como seu ídolo Isadora Duncan, como expressão pessoal natural. E só retornou ao estudo formal quando foi para a Índia em 1976 e tornou-se aluna de Ramani Ranjan Jena, um mestre do estilo Odissi de Danças Clássicas dos Templos Indianos. Durante os seis anos que passou na Índia trabalhou como editora para a Sociedade Teosófica, mergulhada no estudo das religiões comparadas. Estudou Música Clássica Indiana e Sânscrito para aprofundar sua compreensão da cultura indiana. Conhecida por seu trabalho com a dança ritual “Dança Mandala das 21 Preces de Tara”, ela tem ensinado e oferecido danças sagradas internacionalmente por muitos anos. Primeira pessoa no mundo a desenvolver e ensinar esta dança. Em 1986 Prema Dasara criou a Dança Mandala das 21 louvações à Tara. A prece tradicional tibetana utilizada nesta oferenda de dança é uma prática completa de transformação pessoal.

A dança de Tara é uma expressão das mais elevadas ideais humanos. A meta prática é a mente iluminada- integração de todas as dimensões da consciência, a visão clara da verdade por trás dos fenômenos, o desenvolvimento da mente de forma que ela possa funcionar na vida cotidiana, empoderar e inspirar. Prema compartilha métodos que fazem dos desafios, frustrações, alegrias e realizações da experiência cotidiana oportunidades para manifestar nossas inspirações pessoais
 Com formação oriental e ocidental em dança, ela estudou religiões comparadas por toda sua vida e tem praticado o budismo sob a orientação de mestres tibetanos diariamente e em retiros isolados pelos ˙últimos 25 anos. Ela é reconhecida por alguns dos mais respeitados Lamas Tibetanos como uma ponte entre as expressões orientais e ocidentais de sabedoria ancestral.  Sua santidade o 14º Dalai Lama e o 17º Karmapa; Sogyal Rinpoche e Lama Tarchin Rinpoche da tradição Nyingmapa; Tara Rinpoche da tradição de Gelugpa e sua Eminência Jamgon Kongtrul da tradição Kagyu; Dagmola Kushog e Lama Kunga da tradição Sakyas. Todos deram suas bênçãos e encorajamento. Foi convidada a apresentar o ritual para muitos dos mais consagrados Lamas, inclusive Sua Santidade o Dalai Lama que proclamou a dança como “maravilhosa”.
 
Prema é profundamente comprometida em abrir as portas da magnífica visão do dharma a todos os que forem receptivos. Rejubilando-se na preciosidade de nosso potencial humano, ela convida a todos a reconhecer a sabedoria e a compaixão que dançam em seus próprios corações. Prema ensina com humor, clareza e intensidade. Ela guia qualquer pessoa que participe do seu trabalho a experienciar seu próprio potencial, e ensina métodos claros e simples de desenvolver essa sabedoria na vida cotidiana. Seu trabalho é atual e atemporal e é considerada uma ponte entre as expressões orientais e ocidentais da sabedoria ancestral.

Myri Dakini Naves

tem sido bailarina profissional durante toda sua vida adulta
Desde criança estudou Ballet Moderno, Ballet Clássico e Jazz.
Uma nova modalidade, a que Myri chama Dança Consciente tem sido seu enfoque por mais de uma década através das Danças de Tara, das Danças Circulares do Mundo, Dança da Paz Mundial e Danças Egípcias.
 Myri escreve: – Comecei a dançar quando era muito pequena. Tive a boa sorte de trabalhar com grandes mestres da dança. Eu passava no mínimo 4 horas por dia em prática concentrada. Toda minha vida  dediquei  a  arte da dança. Quando conheci Prema Dasara, meu caminho na dança tomou o foco do Sagrado. Ela é minha inspiração e minha guia, orientando-me no caminho da Dança e do Dharma.
Myri estudou Dança Clássica Indiana no estilo Odissi por 5 anos com Prema Dasara. Ela guia  aulas em algumas das maravilhosas práticas de dança que embelezam a Mandala de Tara, como As Oito Oferendas Preciosas, As dezasseis Deusas de Oferenda, Tara Branca e a Alegre história do Guru Rimpoche. Ela guiou oferendas a grandes Rimpoches e Lamas e tem ministrados retiros e oficinas por toda América do Sul, além de viajar internacionalmente juntamente com Prema e auxiliar no ensino da prática e na logística das viagens. Myri Dakini Naves é a Coordenadora Central de Tara Dhatu Sul América e Diretora Assistente dos Programas de Estudo de Tara Dhatu. É uma mentora talentosa e guia de todas as danças e práticas de Tara em Tara Dhatu. Ela esta dedicada a manifestar os ideais espirituais mais altos através da arte da Dança Sagrada.

Artigos relacionados: